quinta-feira, 28 de março de 2013

 

É obrigação dos adultos manter crianças longe dos perigos, mas isso só é possível se eles tiverem informações suficientes para avaliar quando uma criança está em perigo. Tink Palmer, Oficial De Normas e Práticas da Barnardo (maior instituição de caridade voltada para crianças do Reino Unido)

A melhor maneira de manter seu filho seguro é educar a si mesmo quanto ao abuso sexual em crianças. Se eu soubesse mais sobre os sinais de alerta, talvez pudesse ter impedido minha filha de ter sido abusada sexualmente. (Mãe de uma criança de 5 anos abusada sexualmente)

Sabemos que é preciso reconhecer os sinais de um possível abuso sexual para prevenção, mas que tipo de informação temos disponível para isso?!  Muitos de nós tivemos uma educação sexual 'deficiente' e cheias de tabus em torno da sexualidade.

Você ai se lembra como seus pais abordaram a sexualidade na infância?! No caso das mulheres, vocês se lembram como lhe foi explicada a primeira mestruação?! Alguém teve a oportunidade de falar sobre a perda da virgindade?!

Não estou criticando nossos pais e nem pretendo culpar ninguém. Eles, assim como nós, podem ter sido vítimas de uma sociedade repressora e terem sido educados de uma maneira muito mais complicada e muito mais cheia de tabus, segredos e vergonhas, sendo possível passar, somente aquilo que foi passado. (A gente só dá aquilo que tem, não é mesmo?!)

Portanto, acredito que sem uma mudança verdadeira de nossas crenças e principalmente, sem informações não será possível falar de sexualidade e seus cuidados com nossos filhos de uma maneira tranquila, ou em como evitar ou reduzir o número de abusos em crianças e adolescentes.

A conscientização do Abuso Sexual Infantil permitirá por exemplo, que você converse com seus filhos sobre os perigos do Abuso Sexual e qual a melhor maneira de mantê-las seguras.

Agora quero escutar de vocês... :)

O que você sabe sobre 'prevenção do abuso sexual em crianças'? Acha suficiente as informações disponíveis na internet ou as políticas escolares para lidar com isso? O que gostaria de ver acontecendo por ai?


#Enquete


terça-feira, 26 de março de 2013

Chime For Change


Education. Health. Justice.For Every Girl. Every Woman. Everywhere. #forchange
 
 Abuso Sexual Infantil - O que é isso?
 
Muitos profissionais e pais estão certos de que sabem definir o que é abuso sexual infantil. O que muitos não sabem é  que o abuso sexual não é exatamente ter uma relação sexual completa com uma criança. Por definição, abuso sexual é toda ação praticada por um adulto (ou pessoa em estágio de desenvolvimento psicosocial mais adiantado em relação a criança ou ao adolescente), que em uma relação de poder, obriga uma criança a práticas sexuais por meio de força física ou influência psicológica (sedução, aliciamento, intimidação ou indução da vontade).
 
São também consideradas formas de abuso sexual, dentre outras:
 
- Voyerismo (maneira de obter prazer através da vizualização de atos e/ou orgãos sexuais da vítima. Exemplo: Irmão pede para vítima tomar banho enquanto ele fica observando) 
 
- Exibicionismo (expor partes sexuais com intenção de chocar a criança ou o adolescente. Exemplo: Um tio pede para que criança fique assistindo ele se masturbar)
 
- Atentado violento ao pudor (constranger alguém a praticar atos libidinosos, sem penetração vaginal, utilizando de ameaças ou violência. Exemplo: forçar a vítima assistir filmes não apropriados para idade sentada em seu colo)
 
- Assédio Sexual (proposta de contato sexual, imposta por uma pessoa que usa o poder para chantagear sua vítima)
 
- Abuso sexual verbal (conversas abertas sobre atividades sexuais, destinadas a despertar o interesse da criança ou do adolescente, para chocá-los. Ex: Telefonemas obscenos ou um técnico de um clube impor para um grupo de criança ou adolescente que eles devem se tocar para conhecerem seu corpo e o de seus colegas)
 
Lembrem-se: A idéia desse blog é apenas INFORMAR, não chocar. Sabemos que é muito assustador pensar na possibilidade disso acontecer com nossos filhos (as), mas é somente falando e buscando informações que seremos capazes de realmente proteger quem tanto amamos. Nos próximos posts, falaremos sobre outras formas de abuso que envolvem toque, penetração e colocação de objetos nas partes íntimas.... Continuem acompanhando!
 
Fiquem sempre atentos a qualquer sinal de mudanças bruscas no comportamento, no sono ou na alimentação! O abuso sexual ocorre em todas as classes sociais e é assustador pensar que pessoas tão próximas e queridas podem cometer esse tipo de crime.
 
Família e escola podem e DEVEM ter atitudes preventivas no sentido de evitar tais ocorrências. Fale para seu filho(a) da importância do seu corpo, dos cuidados que deve ter com ele, que deve avisar se alguém tentar tocá-lo, inclusive as partes íntimas, ou ainda pedir para fazer algo que não seja brincar junto a mais pessoas. Conheça os lugares e pessoas que fazem parte da rotina do seu filho (a) e procure incentivar ao máximo as atividades em grupo, evitando assim, situações de isolamento.
 
#prevenção #silencenomore
 
 
Namaste
 
 
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

 

DISQUE 100 - DENUNCIE

O disque Direitos Humanos - Ligue 100 é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional do Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). A discagem é gratuita e o serviço funciona diariamente das 8 as 22h, inclusive nos finais de semana e feriados.
 
É preciso romper com o pacto de silêncio em torno do abuso sexual. Essa é a única forma de ajudar quem precisa. No caso de denúncias sobre abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes o disque 100 é um dos caminhos disponíveis. Em breve, falaremos sobre outras possibilidades de denunciar ou pedir ajuda. É importante ressaltar que no caso do disque 100, sua denúncia pode ser feita de forma anônima.
 
Para denunciar pornografias na internet, acesse o portal: www.disque100.com.br
Para envio de mensagens: disquedenuncia@sdh.gov.br
Para quem estiver fora do Brasil: ouvidoria@sdh.gov.br

 

Acesse o site e confira mais informações: www.direitoshumanos.gov.br






 


 
 
 
 
 





"As estatísticas atuais mostram que uma em cada quatro meninas e um em cada seis meninos serão vítimas de abuso sexual ate o momento em que atingirem a idade adulta. As pessoas que abusam sexualmente de crianças raramente são estranhos à ela. De fato, o agressor é mais frequentemente uma pessoa bem conhecida da criança (ou seja, um parente, amigo da família ou vizinho). Abusadores podem ser homem ou mulher, adulto ou adolescente; de qualquer raça, religião ou status sócio-econômico "- Parent Handbook by The Salt Lake County Children's Justice Center.


“Current statistics show that one out of every four girls and one out of every six boys will be sexually abused by the time they reach adulthood.  People who sexually abuse children are rarely strangers to the child victim.  In fact, the abuser is most often well known to the child (i.e. a relative, family friend, or neighbor). Abusers can be male or female; adult or juvenile; of any race, religion, or socio-economic status.”- Parent Handbook distributed by the Salt Lake County Children’s Justice Center


Liberte-se.... fale sobre seu abuso!
#STOPSILENCE



sexta-feira, 22 de março de 2013

Sejam bem vindos!

Se você chegou até aqui, acredite, algo o conduziu....


A idéia desse espaço surgiu de duas mulheres vítimas de abuso sexual na infância, que ainda lutam diariamente com seus medos, suas vergonhas e traumas. Às vezes, essas lutas são acompanhadas e auxiliadas por profissionais (psicólogos ou terapeutas),outras tantas vezes, essas lutas são solitárias, cheias de dúvidas e medo, acobertadas pela falta de discussão sobre esse tópico.

São muitas nossas fontes inspiradoras, dentro das principais, destaca-se o desejo de que esse tipo de violência não aconteça mais, seja nessa, ou em uma outra existência. Portanto, esse blog nasce hoje, dia 22 de Março de 2013, com a MISSÃO de ajudar no resgate de tantas essências 'perdidas' no caminhar, que sofreram ou ainda sofrem abusos de todos os tipos.

Desejamos que aqui você encontre um espaço no meio de todo caos interno para desabafar, tirar dúvidas, se informar e compartilhar ....lembrem-se: VOCÊS, assim como nós, SÃO SOBREVIVENTES e podem, no seu tempo, se libertarem da culpa, da vergonha, dos medos e de tantos outros sentimentos que nos impedem de viver plenamente uma existência.

Quinzenalmente alguns dos nossos profissionais colaboradores (terapeutas, psicólogos, sobreviventes, naturólogos, advogados e etc) trarão artigos relacionados ao tema ABUSO e suas CONSEQUÊNCIAS, bem como,  maneiras de facilitar o caminhar em busca da essência 'roubada' ou 'perdida.

Sejam muito bem vindos!
Será um prazer conhecer cada um de vocês que por aqui passar!
Gratidão eterna!!

Namaste