
Abuso Sexual Infantil - O que é isso?
Muitos profissionais e pais estão certos de que sabem definir o que é abuso sexual infantil. O que muitos não sabem é que o abuso sexual não é exatamente ter uma relação sexual completa com uma criança. Por definição, abuso sexual é toda ação praticada por um adulto (ou pessoa em estágio de desenvolvimento psicosocial mais adiantado em relação a criança ou ao adolescente), que em uma relação de poder, obriga uma criança a práticas sexuais por meio de força física ou influência psicológica (sedução, aliciamento, intimidação ou indução da vontade).
São também consideradas formas de abuso sexual, dentre outras:
- Voyerismo (maneira de obter prazer através da vizualização de atos e/ou orgãos sexuais da vítima. Exemplo: Irmão pede para vítima tomar banho enquanto ele fica observando)
- Exibicionismo (expor partes sexuais com intenção de chocar a criança ou o adolescente. Exemplo: Um tio pede para que criança fique assistindo ele se masturbar)
- Atentado violento ao pudor (constranger alguém a praticar atos libidinosos, sem penetração vaginal, utilizando de ameaças ou violência. Exemplo: forçar a vítima assistir filmes não apropriados para idade sentada em seu colo)
- Assédio Sexual (proposta de contato sexual, imposta por uma pessoa que usa o poder para chantagear sua vítima)
- Abuso sexual verbal (conversas abertas sobre atividades sexuais, destinadas a despertar o interesse da criança ou do adolescente, para chocá-los. Ex: Telefonemas obscenos ou um técnico de um clube impor para um grupo de criança ou adolescente que eles devem se tocar para conhecerem seu corpo e o de seus colegas)
Lembrem-se: A idéia desse blog é apenas INFORMAR, não chocar. Sabemos que é muito assustador pensar na possibilidade disso acontecer com nossos filhos (as), mas é somente falando e buscando informações que seremos capazes de realmente proteger quem tanto amamos. Nos próximos posts, falaremos sobre outras formas de abuso que envolvem toque, penetração e colocação de objetos nas partes íntimas.... Continuem acompanhando!
Fiquem sempre atentos a qualquer sinal de mudanças bruscas no comportamento, no sono ou na alimentação! O abuso sexual ocorre em todas as classes sociais e é assustador pensar que pessoas tão próximas e queridas podem cometer esse tipo de crime.
Família e escola podem e DEVEM ter atitudes preventivas no sentido de evitar tais ocorrências. Fale para seu filho(a) da importância do seu corpo, dos cuidados que deve ter com ele, que deve avisar se alguém tentar tocá-lo, inclusive as partes íntimas, ou ainda pedir para fazer algo que não seja brincar junto a mais pessoas. Conheça os lugares e pessoas que fazem parte da rotina do seu filho (a) e procure incentivar ao máximo as atividades em grupo, evitando assim, situações de isolamento.
#prevenção #silencenomore
Namaste
Nenhum comentário:
Postar um comentário