Blog sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes que busca conscientizar pais e educadores através do compartilhamento de informações, na esperança de que sejamos mais capazes de proteger e prevenir as diversas formas de Abuso Sexual.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Sinais de abuso sexual em crianças
"Lembro me de ter tentado mostrar a minha mãe que era abusado sexualmente, mas ela nunca pareceu perceber. Finalmente desisti, mesmo eu me masturbando diante dela na adolescência, ainda assim, ela não se deu conta." Adulto sobrevivente de abuso sexual
Nem todas as crianças são capazes de revelar o abuso sexual pois temem as consequências, ao mesmo tempo, sabe-se que elas nunca vão deixar de dar sinais aos adultos de que algo está errado. Costumo dizer que as crianças encontram uma maneira de comunicar seus medos, aflições e ansiedades. Muitas vezes essa comunicação é feita de forma sutil, outras de uma forma mais agressiva, causando até mesmo o constrangimento dos pais.
De maneira agressiva ou sutil a comunicação sempre se estabelece, portanto cabe aos pais, professores e educadores um olhar mais atento que permitirá que atitudes para proteger essas crianças sejam tomadas.
De acordo com o Stop It Now (organização contra o abuso que atua no Reino Unido e na Irlanda- 2002), os fatos mais preocupantes a que os pais se devem atentar são as mudanças de comportamento, especialmente as listadas abaixo:
Observar se a criança
- Tem comportamento sexual 'inadequado' com brinquedos e objetos.
- Tem pesadelos e distúrbios do sono.
- Torna-se isolada e retraída.
- Passa por mudanças de personalidade, sente-se insegura.
- Retoma comportamentos de quando tinha menos idade, como, por exemplo, fazer xixi na cama.
- Tem medos inexplicáveis de lugares e pessoas em particular.
- Tem ataques de raiva.
- Apresenta mudanças nos hábitos alimentares.
- Apresenta sinais físicos, como dor e feridas sem explicação nos genitais, ou doenças sexualmente transmissíveis.
- Torna-se cheia de segredos.
- Recebe presentes e dinheiro sem motivos.
É importante lembrar que o impacto do abuso sexual infantil varia de criança para criança, portanto seus sinais e sintomas podem ser bem diferentes. Devemos evitar tirar conclusões precipitadas de que uma criança está sendo abusada sexualmente diante da identificação de um ou dois sintomas, pois esses mesmos sintomas podem estar relacionados a outros problemas que a criança possa estar vivendo naquele momento.
Não são só os sinais, é também o contexto no qual a criança está inserida, a observação apropriada e um conjunto de sinais e sintomas que compõem o diagnóstico final de que uma criança pode ter sido vítima de abuso sexual. Lembre-se, o mais importante é conhecer os sinais e sintomas relacionados ao abuso sexual infantil e ficar atento em como educar ou falar sobre sexualidade com seus filhos.
" A melhor maneira de manter sua família segura é educar a si mesmo sobre o abuso sexual em crianças. Quanto mais cedo conseguirmos perceber o que está acontecendo, mais cedo poderemos fazer alguma coisa para deter o abuso." Mãe de um adolescente que sofreu abuso sexual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário