Blog sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes que busca conscientizar pais e educadores através do compartilhamento de informações, na esperança de que sejamos mais capazes de proteger e prevenir as diversas formas de Abuso Sexual.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
"O abuso sexual em crianças tem um imenso impacto tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Ele não apenas causa danos no seu corpo, ele também causa danos na sua mente. É isso que de fato te detona." Sobrevivente de 25 anos de idade
Muitos estudos mostram que as maiores consequências do abuso sexual infantil são provocadas pela reação dos adultos e dos profissionais diante da revelação, e essa reação é responsável pelo trauma verificado em crianças, adolescentes e adultos.
É claro, que cada sobrevivente reage de acordo com sua individualidade, apresentando mais ou menos consequências na fase adulta, mas de acordo com Christiane Sanderson,(autora do livro Abuso Sexual em Crianças) existem alguns fatores que estimam o impacto do abuso sexual sofrido. São eles:
- idade da vítima na época do abuso
- duração e frequência do abuso
- tipos dos atos sexuais
- uso da força ou da violência
- relacionamento da criança com seu abusador
- idade e sexo do abusador
- efeitos da revelação na família
Os maiores danos, segundo pesquisadores, ocorre quando a criança tem um relacionamento próximo com o abusador, o abuso é prolongado e frequente, a atividade sexual incluiu penetração e o abuso for acompanhado por violência e agressão. (Groth e Birnbaum, 1978)
Pesquisadores ainda descobriram que, quanto mais nova a criança, mais vulnerável ela é ao trauma em razão da sua capacidade de se impressionar com os fatos, enquanto outros argumentam que a ingenuidade da criança mais nova de algum modo a protege do dano e de ser estigmatizada.
E aí, você sabia dessas informações?! Não!? Então compartilhe com amigos, educadores e professores esse e outros posts do nosso blog. Somente juntos podemos mudar o panorama atual e avançar da reação à prevenção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário